sexta-feira, 17 de abril de 2015

Posted by Basso abril 17, 2015 in
É muito mais fácil acertar o que comer durante o dia. Isso porque, por mais calórico que o alimento seja e por mais que a digestão seja demorada, você ainda terá muitas horas em seguida para queimar ou digerir.

Antes de dormir, no entanto, deve-se ter mais atenção ao que consumir porque você passará as próximas horas inativo e com o metabolismo mais lento. Fique atento a cinco alimentos que você deve evitar no jantar:

Carne vermelha
Encarar uma churrascaria à noite? Esqueça isso. "A carne vermelha não é uma boa opção antes de ir dormir, porque ela é rica em proteínas e gorduras que irão manter o corpo trabalhando arduamente durante toda a noite", explica a nutricionista Karen Schlösser.

Segundo a especialista, a velocidade da digestão à noite diminui cerca de 50%, então, se você comer uma grande quantidade de proteína, você vai digerir ela ainda mais lentamente. "Em vez de se concentrar em dormir, seu corpo está se concentrando em digerir", resume ela.


Arroz, macarrão, pizza, biscoito, pão branco – carboidratos refinados
Esta é a opção que a maioria das pessoas belisca quando não consegue dormir e, segundo Karen, não é uma escolha inteligente. "Se você está comendo um lanchinho com teor elevado de açúcar e baixo teor de fibras, que é o caso desses alimentos, então você está fazendo estragos com o seu açúcar no sangue", comenta Karen.

Outra coisa: é provável que você acorde faminto no dia seguinte, segundo ela. "Isso acontece devido à produção excessiva de insulina e aumento de açúcar na corrente sanguínea. Em vez disso, tente ingerir iogurte grego sem gordura com um pouco de cereal integral (aveia, linhaça, chia, etc), biscoitos de farinha integral, frutas com casca (pera, maçã, ameixa) ou pães integrais", sugere ela.

A nutricionista Thainna Velasco, da Clínica Helena Costa, acrescenta: "O carboidrato refinado produz muita energia à noite, que é uma hora que você tem um gasto calórico diminuído, então a tendência a acumular energia (gordura) é maior".


Bebidas alcoólicas
Pois é. A gente sabe que esse é, provavelmente, o único horário que você tem para tomar seu drinquezinho. Mas, a verdade é que não é bom tomar bebidas alcoólicas antes de dormir.

"Causam desidratação, prejudicam a absorção de nutrientes importantes e reduzem ainda mais a produção de colágeno", resume a nutricionista Ione Leandro, da Onodera Estética. Segundo ela, a pele é um dos órgãos mais prejudicados.


Bolos e doces
São alimentos hiperglicêmicos, que estimulam a liberação da insulina. Ela inibe a produção do GH, conhecido como o hormônio do crescimento, que tem seu pico durante o sono profundo. Ele é muito importante para a manutenção da massa magra e para a saúde da pele. É o que afirma a nutricionista Thainna Velasco, da Clínica Helena Costa.


Embutidos, industrializados e congelados
Não se irrite, leitor. Isso faz total sentido. Além de muito calóricos, esses são alimentos que contém muito sódio.

"Apesar de serem prejudiciais se consumidos durante todo o dia, o consumo à noite é especialmente pior. Isso porque neste período ingerimos menos água e, portanto, a diluição do sódio é menor", explica a nutricionista Thainna Velasco, da Clínica Helena Costa.

excesso de sódio, para você considerar diminuir o consumo desses alimentos à noite, aumenta o risco de hipertensãoacidentes vasculares cerebrais, catarata, pedra nos rinscâncer de estômago.


0 comentários:

Procurar