segunda-feira, 6 de julho de 2020

Posted by Basso julho 06, 2020 in

Enquanto o endocrinologista olha para a produção hormonal e busca repor ou tratar essa disfunção, o nutricionista concentra-se nos hábitos do paciente, buscando uma ligação entre eles com os problemas hormonais.


Assim, em vez de suplementação ou medicamentos para correção hormonal, o nutricionista procura um tratamento mais permanente e que não esteja dependente somente de medicação - apesar desta não ser descartada.


Dessa forma, as especialidades podem, também, se complementar. Para o tratamento de certas doenças, o acompanhamento metabólico é tão importante quanto o nutricional. Assim como os medicamentos prescritos pelos médicos especialistas, uma alimentação balanceada é fundamental. 


Com isso, o endocrinologista corrige, a curto prazo, os sintomas e evolução da doença, enquanto o nutricionista acompanha uma mudança de hábitos alimentares e de vida do paciente, buscando uma solução permanente. 

Qual especialidade devo buscar para reeducação alimentar?



Como explicado, o profissional responsável por montar dietas individuais, respeitando a rotina, preferências e proporções adequadas de nutrientes para cada paciente é o nutricionista.



Se você deseja melhorar a sua rotina alimentar ou, ainda, mudar drasticamente sua ingestão de alimentos - por exemplo, se tornar vegetariano ou vegano - , você pode consultar um nutricionista para garantir que os nutrientes necessários estejam sendo consumidos. 

Qual especialidade devo buscar para alergia a alimentos?



Se você procura descobrir se tem alguma alergia alimentar, nenhuma das especialidades apresentadas neste artigo é a ideal. Você deve procurar um alergologista.


Porém, o nutricionista é um profissional capaz de identificar alterações no organismo em relação a determinadas substâncias. Assim, poderá notar alguma possível alergia ou intolerância alimentar, encaminhando-o para uma consulta com um especialista. 


O acompanhamento nutricional, seguido por exames periódicos, poderá alertá-lo em relação a inúmeros sintomas ou problemas de saúde, dos mais simples aos mais graves - incluindo alergias ou intolerâncias. 


Não deixe de fazer seu exame geral para manutenção de sua saúde e qualidade de vida. 

Qual especialidade devo procurar para reposição hormonal?

Já para reposição hormonal, não tem erro: o profissional adequado é o endocrinologista. É ele quem tem condições de avaliar o impacto dos hormônios em seu organismo e identificar defeitos ou excessos, como doenças da tireoide, por exemplo.


Uma vez reconhecido o problema, o endocrinologista poderá receitar medicações para um equilíbrio hormonal, ou, ainda, sugerir uma consulta ao nutricionista. A reposição hormonal, muitas vezes, não é suficiente quando realizada somente com uso de medicações, exigindo uma completa mudança nos hábitos alimentares, físicos e sociais.

Dúvidas comuns sobre nutricionista e endocrinologista

Agora que você já sabe a diferença entre nutricionista e endocrinologista, vamos esclarecer algumas dúvidas mais comuns. São questionamentos simples que podem levar a tomar decisões erradas, por falta de conhecimento. 

Nutricionista pode receitar remédios?

Não. O nutricionista não tem formação médica, portanto, não pode receitar medicamentos. O que ele pode, porém, é indicar o uso de suplementação nutricional, natural ou não. Para receitas de medicamentos farmacológicos, mesmo os que não são de uso controlado, você deve consultar um médico. 

Tenho dificuldade para emagrecer, a quem devo recorrer?

Muitas pessoas lutam anos contra a balança, fazendo de tudo para encontrar a paz com o corpo que acreditam ser o ideal. 


A verdade é que este tipo de comportamento pode fazer com que medidas desesperadas sejam tomadas, como uso de remédios para emagrecer, restrições alimentares graves ou distúrbios alimentares, como bulimia, por exemplo. 


Para emagrecer, não existe milagre. É uma alimentação adequada, exercícios físicos e um bom controle nutricional e hormonal. 


Então, se você já fez de tudo e o “efeito sanfona” parece nunca terminar, consulte um nutricionista. Ele será capaz de identificar as dificuldades encontradas pelo organismo para emagrecer e manter o peso adequado. Assim, irá orientar a melhor forma de você mudar sua rotina, conquistando mais saúde e qualidade de vida.

0 comentários:

Procurar